segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ESPECIAL: FEIRA LIVRE

MUITA TRADIÇÃO E ENCONTRO ENTRE PESSOAS PARA REALIZAR COMÉRCIO MARCAM A FEIRA PÚBLICA DE SÃO PEDRO

Segundo historiadores e pessoas comuns da cidade de São Pedro, a feira pública é um dos marcos da fundação da cidade. Lá nos idos anos de 1928 uma discordância entre os comerciantes de Pedra Branca, local onde era realizado o encontro para o comércio naquele tempo, fez com que alguns comerciantes se deslocassem para o outro lado do rio Potengi e iniciassem as atividades que persistem até os dias atuais.

Se considerarmos esta história, a nossa feira livre está completando seus 82 anos de tradição. A sua realização é sempre às segundas-feiras e reúne comerciantes vindos de vários destinos, além de consumidores de todas as localidades de nosso município.

O transporte de consumidores ainda é realizada através de caminhões, conhecidos como paus-araras, e partem às primeiras horas da manhã de suas localidades, retornando antes do meio dia. A tradição da feira consiste em ser, além de ser um momento de compra e venda de produtos, serve também como ponto de encontro entre pessoas que moram em cada localidade e tem aqui a oportunidade de se encontrar e conversar sobre todos os assuntos.

Na feira encontra-se os mais diversos produtos vendidos em bancas e barracas montadas no meio da rua, mas também é possível encontrar no mercado público, onde a principal tradição é a venda de carnes e sereais, estes últimos sendo vendidos de forma bastante tradicional e pesados na hora na presença dos consumidores.
Nos supermercados da cidade as pessoas fazem suas compras maiores e nas ruas procuram as coisas mais simples como frutas, verduras e os tradicionais "mangaios", como falam.

Supermercado, pau-de-arara, feira de "mangaios", frutas e verduras. Tradição da feira livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.