sexta-feira, 11 de março de 2011

COMBATE DA QUINTA-FEIRA

TREINO DE VETERANOS: A NARRATIVA DE UM "ESPETÁCULO"
É pura diversão.
Toda quinta-feira à tarde o público de São Pedro tem a oportunidade de assistir um verdadeiro espetáculo no Estádio Paulo Cesar Cajueiro. Sim, um espetáculo difícil de se encontrar em picadeiros de grandes circos. É o que se denomina "Treino dos Veteranos", mas que mais parece uma final de campeonato interiorano dos idos anos 1980.
16 horas, a preparação. De um lado o time dos "Veteranos", recheado de ex-profissionais, medalhões e qualquer um que ocupe uma posição de destaque na política ou na economia do município. Do outro lado: o resto. E não vai nenhum demérito aos que treinam no time dos sem-camisas, mas os que sobram vão para lá.
Quem vai apitar? É a mesma pergunta de todos os "treinos". Logo entra alguém com o pé no chinelo e que está disposto a levar gritos, ouvir palavrões e mandar alguém ir tomar em algum lugar quando ouvir o primeiro grito de "ladrãããããooo!".
Começa o jogo. o "Time dos Veteranos" rola a bola. Um ou dois toques refinados podem ser percebidos entre butinadas, bicudos, furadas, quedas (sensacionais) e outras jogadas que divertem quem está nas arquibancadas.
É gooool! Quem marcou comemora, os que estão fora gritam, é festa! Quem tomou o gol briga entre si e no final a culpa é do "apitador" que não acompanha o lance, não deu falta ou impedimento, rouba pro time dos "velhos", está com medo de quem manda no treino. Se desenvolve uma discussão que vai acalmando até que surja um novo gol. Tudo recomeça.
O jogo dura entre uma hora e uma hora e meia regularmente e as discussões não se limitam aos adversários. Entre "atletas" do mesmo time as situações são ainda maiores. "Murrinha", "perna de pau"... São agressões que se misturam a outras impublicáveis.
E quando o surge uma falta? Se foi de alguém que manda ou tem "moral", dizem logo: "Foi na bola, juiz ladrão!". Mas se foi de um dos sem-camisas... "Carniceiro!", "Não joga nada!", "Só dá porrada!", "Expulsa!".
Fim de jogo. Muitos gols, discussões, corpos suados, vencedores sorridentes, perdedores irritados (com companheiros e com o juiz ladrão). Saem juntos. Uns calados e outros discutindo ou e comemorando a vitória desfazendo dos perdedores.
O "Terceiro tempo" é na rodoviária. Uns gabam-se de suas peripécias, grandes jogadas, gols... Outros lamentam e aproveitam para falar da ruindade daqueles que jogaram, mas não estão presentes: "Viu o monte de gols que ele perdeu? aquilo é um 'bruto'!", "Aquele homem não acertou um cruzamento hoje!", "Ele fez cinco gols hoje, mas também, se não fizesse. Daquele jeito até minha vó!".
Pouco-a-pouco a discussão, que no início mas parecia um protesto torcedores do Corinthians eliminado da Libertadores, vai acalmando e a roda se desfaz. Porém fica uma certeza: próxima quinta tem mais um COMBATE DA QUINTA-FEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.