quarta-feira, 13 de abril de 2011

PASSAGEM MOLHADA: 49 ANOS DE INCOMPETÊNCIA

Bastou uma noite de chuvas e os problemas com a passagem molhada voltaram a perturbar as pessoas das comunidades do outro lado do rio. Na vinda à escola, os alunos de Lagoa do Canto e Telha tiveram que fazer a travessia à pé, enquanto o ônibus vazio passou sobre a passagem. Segundo os alunos, provavelmente à tarde já não teremos condições de tráfego no local.
A audiência pública que será realizada na sexta-feira, 15/04, na comunidade de Lagoa do Canto toma um significado maior e espera-se que os governantes do município possam apresentar perspectivas mais favoráveis ao povo. É também interessante que, além do prefeito, os vereadores e entidades estejam presentes para buscarem juntos uma alternativa para solucionar este problema.
No próximo dia 11 de maio, o município completa 49 anos de emancipação política e, durante esse tempo, muitos foram eleitos para representar o povo no poder e solucionarem problemas que afligem a comunidade. Porém, nenhum dos eleitos conseguiu até hoje levar a sério a situação da passagem molhada e a situação que se repete ano a ano tornou-se uma espécie de doença crônica que não se busca um remédio.
Como diria Boris Casoy: "ISTO É UMA VERGONHA!" Não é mais hora de discurso ou atitudes paleativas. Independente da cor e da sigla partidária é um fato que demonstra "INCOMPETÊNCIA" e "FALTA DE COMPROMISSO" de cada um que durante estes 49 anos ficaram à frente do poder e não tiveram a dignidade de pensar nos prejuízos causados à população do outro lado do rio.
POR: FRANCISCO LUÍZ

10 comentários:

  1. A resolução do problema da passagem do Rio Potengi, depende do angulo que se observe, senão vejamos:
    1- Construção de uma ponte sobre o rio ligando São Pedro ao Distrito de Pedra Branca;
    2-Construção de uma passagem molhada linear ao leito do rio;
    3- Deixar do jeito que está e quando as águas baixarem... "bota barro, bota pedra, piçarro e inauguramos mais uma obra em São Pedro e o povim vai dizer "êita prefeito bom, trabaia mais do que o ôtro".

    Explica-se:

    A opção número 1 é quase impossível que aconteça, mais por que? óbvio que uma obra dessa magnitude custaria milhões de reais e o poder publico Federal/Estadual provavelmente não disponibilizaria um aporte grande de recursos para sanar as dificuldades de travessia do rio Potengi pelos "Sãopedrenses" (se forem - ultimamente esse gentilico está em extinção) de Lagoa do Canto, grande, Sobrado, Machado, Telha, Pedra Branca e outras mais que não recordo. Tudo isto, pelo simples fato de não se produzir nada, tanto do lado de lá, quanto do lado de cá. Outro fator é o trafego de veículos que ínfimo.
    Portanto, é economicamente inviável a construção de uma ponte sobre o Rio.
    No entanto, se mamãe Dilma e titia Rosalba quiserem atender os caprichos e os mimos dos que se acham donos dessa terrinha, pode ser que aconteça. O surreal, também acontece e está no imaginário popular Ex. mula sem cabeça, saci, fulorzinha...

    A opção 2 é mais prática, possível e completamente viável. Como se sabe a passagem do rio é em uma curva acentuada do próprio leito deste, tendo como agravante a desembocadura do Riacho Salgado, onde certamente na confluência dos dois a velocidade imposta pela água é bem maior que em outros trechos, mais para tal bastava que se construisse de concreto uma passagem molhada a uma altura linear ao leito do mencionado rio e que não houvesse a possibilidade de represar a água, deixando-a jorrar naturalmente sobre a mesma.
    Qualquer dúvida, visitem o vizinho município de Ielmo Marinho, lá tem uma nesses moldes, e olhem que mesmo nas grandes enchentes o maximo que aconteceu foi a enxurrada move-la por alguns centimetros.
    É verdade que com rio cheio não há transito sobre a mesma, mas basta as águas começarem a baixar que já fica livre para os transeuntes e veiculos e o mais importante só põem o dinheiro do povo uma única vez não dando azo para consertos e remendos infindáveis, jogando o dinheiro público dentro do Rio e embolsando parte do que é gasto... como? de quem são as máquinas? e o povim ainda aplaude!!!

    A terceira opção é farra total!!!
    O prefeito já fica esperando o rio arrombar àquela aberração da Engenharia, torcendo - tomara que a cheia seja grande - só assim eu contrato as caçambas e as máquinas de ... sem licitação e no final embolso o meu e esse povim sem cultura e mal informado ainda vai dizer "ô prefeito bom", sim! e os vereadores? áqueles! Eu mando ficar de quatro e pastarem, pois todos sete tem cada qual sua "boquinha", mas, e os da oposição? um quando fazia parte da administração tão, tão, tão distante foi um dos responsáveis pela pífia administração que corroeu o erário municipal deixando de herança o legado familiar do desmando e da desorganização.
    Mas, tem o outro e esse é brabo! só enquanto não lhe oferecem nenhuma vantagem, se aparecer uma "boquinha", fica manso, calado, dócil defendendo o prefeito como se no cabresto também estivesse, e diga-se de passagem grita, grita e não faz absolutamente nada como todos os outros ditos representantes do POVO. Trocando em miúdos o povo tem o prefeito e os vereadores que merecem.
    E não adianta choramingar pelas esquinas quando perdem a "boquinha"... é só o começo ainda vai ficar pior.
    2012 vem aí escolham pessoas que realmente se interessam pelo povo e pelas melhorias desse município sofrido, atrasado, sem cultura, saúde, educação,segurança, esporte... e não esses seres abjetos que povoam a camara municipal e a prefeitura como se fossem seus proprietários.

    ResponderExcluir
  2. MORADOR DE PEDRA BRANCA14 de abril de 2011 às 08:11

    Esse Problema só vai ser resolvido quandro o Dr. JOÃO PEREIRA for Prefeito de São Pedro, isso que dizer que não vai ser resolvido nunca. kkkk Ou melhor Quando FLAVIO E FLORENCIO for Preifeito, MAS UMA VEZ NUNCA kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Chiquinho...! Gostei dessa postagem, viu! Você disse bem: Incompetência e falta de compromisso com os moradores do município. Quer dizer que as pessoas que moram nas zonas rurais, não são gente e nem eleitores? Vejam isso pessoal! O próximo ano haverá mais uma eleição...mas se continuarem com o velho lema, "mudar pra quê? Vamos continuar...!", aí já sabem:é dessa pra pior em tudo!Quem ainda tem consciência, pense...se conseguir!!!kkkkkkkkkkkkk...O amigo anônimo tem razão...e depois não reclamem...votem em pessoas competentes e que tenham compromisso com o povo!INOVEM! Essa é a palavra certa! Administrador ( político)bom, é aquele que sabe das necessidades do povo,e vai em busca das soluções sem esperar que estes peçam!!! E não aqueles que se aproveitam da miséria em que esse povo vive, para dar-lhes esmolas e mantê-los sob suas rédeas, como se fossem meros burricos.Esperar o quê de políticos? Usem a inteligência e mudem! Estudem e vençam por mérito, para não ficar nas mãos desses aproveitadores...a escolha é de vocês! Tudo o que acontece em nossa vida,é quase ou sempre uma questão de escolha.Se quiserem continuar como lagartixas, dizendo sim pra tudo que essa ditadura faz...sigam...

    ResponderExcluir
  4. só tem um jeito, FLÁVIO PARA PREFEITO o resto é pura conversa, sem enganação FLÁVIO, fora pmdb fora pfl.

    ResponderExcluir
  5. NÃO ESSE NÃO, PELO AMOR DE DEUS ESSE NÃO

    ResponderExcluir
  6. São poucos os que tem coragem e vem aqui neste espaço tão nobre e se identifica.
    Reportagem muito boa, precisamos montar o nosso Orçamento Público, torná-lo mais participativo e o povo decidindo onde aplicar os recursos. Talvez, assim, consigamos resolver parte dos problemas.

    ResponderExcluir
  7. continue votando no ex-prefeito,ou em outro indicado por ele,pois esse rio e o riacho salgado seca e a ponte nao sai,pois foi prefeito varias vezes e nao fez nada imagime agora que esta em final de carreira,esse povo já teve sua oportunidade e mostrou pura incompetencia e hora de mudar,vamos dar oportunidade a pessoas novas com novas ideias,vamos sao pedro por um fim nessa ditadura.

    ResponderExcluir
  8. Falando-se em responsabilidade pela passagem molhada eis os maiores responsáveis:

    CHAGAS RIBEIRO: 04 MANDATOS
    14 anos a frente do Executivo Municipal.

    JOSE ROCHA: 02 MANDATOS
    10 anos a frente do Executivo Municipal.

    JOÃO DE DEUS: 02 MANDATOS
    07 anos a frente do Executivo Municipal.

    MARLI SILVA DE BRITO: 01 MANDATO
    06 anos a frente do Executivo Municipal

    FRANCISCO CABRAL: 01 MANDATO
    04 anos a frente do Executivo Municipal.

    EDMUNDO CABRAL: 01 MANDATO
    04 anos a frente do Executivo Municipal.

    ZE ROSENDO: 01 MANDATO
    02 anos a frente do Executivo Municipal.

    ZÉ LUIZ, ANTONIO FELIX, INTERVENTOR e outros que asumiram o Município temporariamente
    02 anos aproximadamente.

    Então, os culpados são 1º CHAGAS RIBEIRO(pensa que estala o dedo e o povo corre abanando o rabo);
    2º ZÉ ROCHA (era rodeado de sanguessugas inescrupulosos que hoje lambiscam as aparas do atual prefeito);
    3º JOÃO DE DEUS (pensa que é Ele(Deus) em pessoa e se acha liderança depois de ganhar de Raimundo Baé por mais de 2.000 votos) a campanha de 2008 foi igual a dar em bêbado, tomar pirulito de criança, dar milho a bode, passar manteiga na venta de gato...

    ResponderExcluir
  9. SOU MUITO REALISTA QUANTO A PRÓXIMA ELEIÇÃO, NÃO VOTO NA SITUAÇÃO NEM QUE A VACA TURÇA MAS PELO AMOR DE DEUS JOÃO PEREIRA CANDIDATO ASSIM VCs ESTÃO BRINCANDO E AINDA DIZER QUE A CAMPANHA É DURA, SÓ SE FOR PARA CONTAR A MAIORIA DESSE POVO, ILDEN ROCHA JÁ, POIS PODEREMOS ATÉ PERDER MAS É A CARA DO NOSSO PMDB RENOVAÇÃO JÁ ILDEN PARA PREFEITO

    ResponderExcluir
  10. Bastante lúcido, apesar de irônico o primeiro comentário. Porém faço algumas ressalvas: Primeiro com relação à viabilidade da ponte. Concordo que pelas perspectivas de hoje, onde nossa cidade não conta com nenhum projeto de desenvolvimento econômico, a passagem molhada seria a melhor opção. Mas não podemos pensar em desenvolvimento em São Pedro, sem pensar na BR 304. É lá que está o potencial de desenvolvimento para o município. Posso citar aqui apenas alguns fatores como facilidade de escoamento, proximidade com o gasoduto que passa por Ielmo Marinho, melhor acesso à região metropolitana e ao novo aeroporto. Dai se ficarmos "escondidos" dentro deste vale, dificilmente poderemos nos desenvolver.
    Outro ponto em que discordo é o autor generalizar e classificar a todos de "povinho". Infelizmente alguns se vendem em troca de migalhas, as famosas "boquinhas". Através dessas pessoas, o sistema controla tantas outras de diversas formas. Coagindo, xingando quem discorda do chefe deles, disseminando falsas verdades e por ai vai. Não quero dizer que quem faz parte desse grupo seja pessoas de má índole. Muitas se sujeitam a isso por uma questão de sobrevivência. São Pedro é projetada para ser assim, atrasada. Através deste atraso, é que o sistema consegue recrutar seus soldados para se manter firme no poder.
    Finalmente vale lembrar que ano que vem tem eleição. Porém pergunto: Ainda teremos que decidir entre dois candidatos o que é “menos ruim”?

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.