terça-feira, 5 de abril de 2011

EDITORIAL

A Liberdade de imprensa e o povo

                Todos nós acompanhamos através dos noticiários da TV, o meio de comunicação mais presente em nossas vidas, o empenho com que tiranos e regimes ditatoriais tentam controlar a imprensa. Países como China, Irã, Cuba, Venezuela e agora até a Argentina, tem em comum a ojeriza pela liberdade de Imprensa.  Até mesmo o nosso popularíssimo ex-presidente Lula, andou flertando com o controle do que os jornais, rádios, TV’s e internet divulgam. Felizmente, nossas instituições e os valores democráticos prevaleceram ante a ambição presidencial.
                Com a imprensa amordaçada, como já tivemos no Brasil durante as ditaduras de Vargas e dos militares, os governantes e as suas corriolas ficavam livres para tramar contra os interesses do povo. Durante essas ditaduras, jornalistas foram presos, torturados e mortos simplesmente por que queriam levar ao povo as notícias dos bastidores do poder. Os conchavos, os desvios de dinheiro público, os empregos ilegais, as obras fantasmas, os crimes contra os direitos humanos. Felizmente esse tempo passou e hoje vivemos num estado democrático de direito. Muitas dessas coisas ainda acontecem. Tai os escândalos do senado federal e do mensalão só para ilustrar o que eu digo. Porém nada disso teria vindo à tona se não fosse a liberdade de imprensa. Somos livres para expor nossas idéias e opiniões. Somos livres para informar e sermos informados.  
                Mas de vez em quando, aparece um ou outro saudosista daqueles tempos negros que ficam arrepiados quando alguma informação que era só para ficar entre “eles” passa a ser do conhecimento de toda a sociedade.
                Em São Pedro tem desse tipo de gente. Basta lembrar a ameaça que escreveram aqui neste blog contra o nosso companheiro Chiquinho. Coisa de quem realmente se inspira nos antigos generais da ditadura. Nós que fazemos o blog atualidadeSP temos o compromisso com a verdade. Se ela incomoda alguém, lamentamos. Porém, todos nós temos que ficar atentos ao que é feito em nosso nome. O que é feito com os recursos públicos, nosso dinheiro. A maneira como é administrado os órgãos públicos, irá refletir diretamente em nossas vidas. A nossa responsabilidade não acaba na urna. A democracia é construída no nosso dia-a-dia, cobrando sempre a melhoria da saúde, educação, segurança, assistência social. Não podemos aceitar faltar remédio e médicos nos postos de saúde. Ou professor qualificado nas escolas. Escolas que devem oferecer condições de trabalho para os professores e alunos. Temos que exigir melhores vias para nos locomover, leis que nos protejam e fiscalização eficiente dos vereadores e deputados sobre as aplicações dos recursos.
                Como não poderia deixar de ser, o blog esta aberto a todos que queiram contribuir para a melhoria do nosso município. Seja através da participação direta com algum artigo ou comentário, como através de sugestões de assuntos a serem tratados. Também estamos abertos a quem queira dar a sua versão para os fatos aqui divulgados.
                 Enfim, todos nós, unidos através da informação, poderemos contribuir para fazer de São Pedro um lugar melhor para viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.