quinta-feira, 21 de abril de 2011

REFORMA DA IGREJA II

Monumento histórico de nossa cidade pode estar correndo risco
Por Fortaleza

                Estou preocupado com esta obra. Será que ela esta sendo acompanhada por especialistas em patrimônio histórico? Será que o instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN), órgão responsável pela guarda de nosso acervo histórico, está sabendo o que está sendo feito em nossa igreja?
                Levanto estas questões, pois podemos estar cometendo um crime contra a nossa história. Em toda parte, nos deparamos com a preocupação da preservação, seja do meio-ambiente, seja da história. Cidades em todo mundo, buscam restaurar seus prédios históricos no intuito de mantê-los o mais fiel possível a sua concepção original.
                Aqui em São Pedro, temos poucos prédios que representam os primórdios da cidade. Além da igreja, o mercado público, as capelas de Pedra Branca e do monte, e alguns poucos prédios na Francisco Cabral e Getúlio Vargas. 
                Vejam como Recife, Olinda, Salvador, Ouro Preto e tantas outras cidades tratam seus prédios antigos. Não precisamos ir tão longe. Aqui mesmo no RN, vá a qualquer cidade do Seridó e verá os casarões antigos preservados. Quando eu fazia o curso de Turismo na UFRN, pude perceber o desespero de Natal por não ter tido no passado a preocupação pela preservação e hoje não ter o que mostrar aos próprios natalenses que buscam conhecer a história da sua cidade e aos turistas. Poucos prédios da Ribeira, o Forte dos Reis Magos e pronto.
                A importância da preservação da nossa igreja se torna ainda mais importante por um fator que a torna diferente da maioria dos outros templos. Segundo Dona Graça Ribeiro, um professor da UFRN em passagem pela cidade, identificou traços da arquitetura judia na fachada da igreja. Isto, a se confirmar, é um diferencial que pode ser tratado como um atrativo turístico.
                A responsabilidade pela preservação do patrimônio histórico, seja de uma cidade ou de um país, é dever de cada um dos seus cidadãos. Se não preservamos hoje, amanhã não teremos história para contar e mostrar aos nossos filhos e netos.

8 comentários:

  1. se fosse organizado como os crente,esse patrimonio seria bem reformado,falta organizaçao,e alem do mais o povo nao colabora na parte financeira nao,é uma vergonha quando empresarios catolicos e nao tem a humildade de ajudar financeiramente nem a prefeitura onde o prefeito diz tao catolico nao ajuda praticamente em nada,

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fortaleza por levantar uma questão tão relevante. É algo para ser discutido com a própria Igreja, através de seus representantes que, talvez, não tenham atentado para essa situação. Fica os nossos parabéns aos que fazem à Igreja pela ampliação e a nossa preocupação com a preservação do desenho original.

    ResponderExcluir
  3. parabens a vc fortaleza,por levantar fatos a ser discudito com a populaçao,apesar dos sistema politicos nao gostarem da impresa,admiro a sua coragem,era de pessoas esclarecidas e corajosas como vc e chiquinho luiz que nós estavam precisando,apesar de pessoas nao gostarem de seus comentarios que alias sao sinceros eu o admiro muito,pela sabedoria,precisamos de gestores assimo como vc,com a preocupaçao com o nosso municipil,valeu amigo

    ResponderExcluir
  4. chiquinho vamos abordar os assuntos discutidos na camara de vereadores nas terça-feiras,a populaçao tem que esta siente do que esta acontecendo lá,obg,sao pedro agradece

    ResponderExcluir
  5. Também estou preocupada com essa reforma, pois, por mais que tentem fazer todos os traços o mais fiel possível aos originais, não é a mesma coisa. Esta perderá toda sua originalidade. Acredito que deveria ser construída outra igreja mais ampla, mas que fosse em outro local. E não, acabar com um dos poucos pontos históricos da cidade. Falta mais participação da população, financeiramente, como disse o primeiro comentarista, e interesse do poder público.

    ResponderExcluir
  6. Fortaleza. Venda seu carro e faça de doação para a reforma da Igreja. e Deixe de SER abusado, e respeite a nossa Igreja.

    ResponderExcluir
  7. ESTE "COMENTARISTA" ASSÍDUO DO BLOG MAIS UMA VEZ PROVA QUE É JUMENTO DE PAI E MÃE. A PREOCUPAÇÃO DO NOSSO AMIGO FORTALEZA ESTÁ NO FATO DELE SER UMA PESSOA QUALIFICADA, PREPARADA E ATENTA ÀS POSSIBILIDADES DE SÃO PEDRO VIR UM DIA A TER UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO. O ILUSTRE DESCONHECIDO "COMENTARISTA" MAIS UMA VEZ PROVOU SER UMA PESSOA IGNORANTE, MENTECAPTO E CONSERVADOR DAS PIORES PRÁTICAS DE CONTROLE SOCIAL, ATRAVÉS DA PERPETUAÇÃO DA MISÉRIA DA POPULAÇÃO DA NOSSA CIDADE, QUE SEM OPÇÃO, ACABAM SE TORNANDO SUBMISSAS ÀS VONTADES VIS.
    O QUE NOSSO AMIGO FORTALEZA PROPÔS VAI DE ENCONTRO A NECESSIDADE URGENTE QUE TEMOS DE GERAR DESENVOLVIMENTO EM SÃO PEDRO. E COMO ALTERNATIVA, FORTALEZA NOS OFERECE A POSSIBILIDADE DO TURISMO HISTÓRICO E RELIGIOSO. SENDO ASSIM, SE TORNA FUNDAMENTAL A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA, NÃO SÓ PARA OS TURISTAS, COM TAMBÉM PARA NOSSOS FILHOS E NETOS.
    FORTALEZA PROVA MAIS UMA VEZ SER UMA PESSOA INTELIGENTE E PREOCUPADA COM O FUTURO DE NOSSA CIDADE TÃO CASTIGADA POR CONTA DE ANOS SOB DOMÍNIO DE PESSOAS COM VOCÊ. SEM FUTURO, SEM CLASSE, SEM ESTUDOS, SEM MODOS, SEM VERGONHA SEM MORAL E SEM CORAGEM. PORQUE NÃO MOSTRA A CARA, SUJEITO?
    PS: infelizmente, neste momento tenho que me igualar ao infeliz comentarista e não irei me identificar pois tenho familiares que se beneficiam de "boquinhas" e por isso não quer prejudica-los.

    VALEU? FUIIII!!!!!

    ResponderExcluir
  8. ACHO QUE AS PESSOAS QUE ESTÃO LEVANTANDO COMENTARIOS E EM ESPECIAL O PUBLICADOR DESTA MATERIA, ELE NÃO É CATÓLICO E SE É ESTA ESQUECENDO DE UMA COISA, DE QUE A IGREJA CRESCE POR QUE AS PESSOAS SÃO SEDENTES DE DEUS... E DIGO PARA FORTALEZA, PAGUE SEU DIZIMO, POIS SE VOCÊ É CRISTO, A IGREJA PRECISA DE VOCÊ, NÃO PARA CRITICAS MAIS SIM PARA UNIR E AJUDAR... LEIA A BIBLIA... E SAIBA OLHE PRIMEIRO PRA VOCE PARA Q DEPOIS VOCE VEJA A IGREJA Q ESTA REFORMANDO... DEUS ILUMINE SEUS OLHOS E SEUS PENSAMENTO...

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.