segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Esta segunda-feira, 29/08, é o dia de combate ao fumo. Um número muito grande de pessoas tem suas vidas tiradas por esse inimigo que a cada dia aumenta o número de suas vítimas impiedosamente.
Neste dia são desenvolvidas campanhas alertando as pessoas dos males que o cigarro causa.
Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.
A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc.
O fumo é uma planta variável em mais de sessenta espécies, que podem ser preparadas para mascar, cheirar ou fumar. Porém, apenas algumas delas são cultivadas para o processo de industrialização.
O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.
O tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer. Com isso, o tratamento volta-se para psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa taxa), inaladores ou sprays nasais.
Durante o tratamento, o paciente sente fortes dores no corpo, fica fragilizado e sem resistência, perde os cabelos, sofre com aftas e feridas na boca, náuseas e vômitos constantes, emagrece muito, fica anêmico e pode ou não apresentar febre (em razão da infecção).
Dessa forma, para se evitar a aquisição de um câncer ou outras doenças causadas pela fumaça do cigarro, o melhor a fazer é não fumar e ajudar a combater o consumo do fumo, do tabaco, devido aos sérios problemas que causam ao organismo.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro desenvolveu uma caminhada com distribuição de panfletos pelas ruas da cidade nesta manhã.

2 comentários:

  1. Hoje o Cãncer mais comum é o de pulmão. O mais evitável também. A primeira causa desse tipo de câncer é o fumo. E não só o fumante é prejudicado, mas as pessoas que estão ao seu redor também, pois tornam-se fumantes passivos.
    O cigarro, ao contrário do que muitos pensam, não causa apenas câncer de pulmão, mas de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, rins, bexiga urinária e colo do útero.

    ResponderExcluir
  2. O tema central da campanha esse ano é: cigarros aditivados. São aqueles cigarros que possuem sabor e cheiros agradáveis. Se engana quem acha que eles são mais fracos, pois além de serem mais fortes, viciam mais facilmente e possuem produtos químicos adicionais que são cancerígenos.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.