terça-feira, 18 de outubro de 2011

CASOS DE DENGUE SERÃO MAIS GRAVES NO PRÓXIMO VERÃO

O mosquito <i>Aedes aegypti </i>, que se desenvolve em água parada, é o responsável por transmitir a dengueO secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou nesta terça-feira que os casos de dengue grave devem aumentar no próximo verão. Quem já foi infectado por algum tipo de dengue e é contaminado por outro provavelmente terá a doença ainda mais forte. “Talvez não cheguemos a um milhão de casos de dengue, como em 2010. Mas, como o sorotipo 4 entrou no país, há probabilidade de ocorrerem casos mais graves”, afirmou o secretário durante passagem pelo Rio de Janeiro. Barbosa esteve durante a tarde desta terça-feira com secretários municipais de saúde e prefeitos fluminenses para detalhar as medidas do governo federal em relação à doença.
Segundo Barbosa, o tipo 4 se dissemina mais lentamente do que os outros três. Por isso, ainda não produziu uma epidemia “explosiva”. Essa disseminação deve acontecer no verão, quando as altas temperaturas misturadas com a chuva ajudarão as larvas a se proliferarem. Para piorar, praticamente toda a população estará suscetível ao novo vírus. Com a dificuldade dos agentes em inspecionar casas, a explosão relatada por Barbosa tem tudo para acontecer agora.
Vacina- A vacina contra a dengue deve ficar pronta até 2015. No entanto, ela não será disponível para todos. Haverá apenas 10 milhões de doses no mundo, sendo que cada pessoa deve tomar três para garantir a imunidade. Segundo Barbosa, o caminho mais promissor é a técnica desenvolvida na Austrália, que neutraliza a ação do mosquito transmissor da dengue e será desenvolvida no Brasil pela Fiocruz. “O mosquito será infectado por uma bactéria e deixará de ser o vetor da doença", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.