sábado, 19 de novembro de 2011

"ESTA ESCOLA ESTÁ MESMO UM CAOS"

Foi com esta frase que a Secretária Municipal de Educação, Veridiana de Morais definiu as condições em que está operando a Escola Municipal Manoel Soares de Moura em Lagoa do Canto. A secretária foi ver in loco se as denuncias feitas por este blog procediam. O que ela viu foi ainda pior. Não tinha água, nem merenda. Os banheiros sujos. O armário para acondicionamento dos livros e materiais ditáticos deteriorado. A cisterna furada a meses, faz com que a falta de água seja constante. Se falta água na cisterna, sobra dentro das salas de aula nos dias de chuva por conta das goteiras. Conversando com os alunos, Veridiana ouviu dos pequenos queixas com relação ao calor nas salas que não dispõem de ventiladores, a falta de um bebedouro e as condições das carteiras que a qualquer momento poderá ferir um deles. Reclamaram também da negligência dos professores do turno da manhã que não cuidam da disciplina dos seus alunos que destrõem seus trabalhos e rasgam os poucos livros que eles tem a disposição.
Estes problemas foram relatados diversas vezes para a diretora da escola, Maria Marques, e para a coordenadora da secretaria, Ivani Rocha, pelas professoras Simone e Francisca. Porém pouca coisa foi feita. A secretária que garantiu não saber de nada, disse que iria tomar algumas medidas emergenciais.
Disse que não iria mandar agora as carteiras novas, porém providenciaria outras em melhor estado. A merenda seria providenciada imediatamente. Quanto à falta d'água, ela disse que já fez o pedido ao carro pipa.
Outra boa notícia dada pela secretária é de que São Pedro irá receber bicicletas do Governo Federal destinadas aos alunos para facilitar o acesso a escola.

Postagem do blog: JSP NEWS

14 comentários:

  1. Acho que vi essa denuncia aqui neste blog e não no jsp.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a escola esta um caus. Espero que a secretaria Branca tente melhorar essa situação, poiss capacidade ela tem. eita mulher forte

    ResponderExcluir
  3. Para Chiquinho e Guilherme meus amigos pelo amor de deus socorro, estes carros de som atordoam todos e tudo por perto, ei se vc é politico por favor respeite o povo, pois se acha que assim está ganhando voto, pode ter certeza que só está perdendo, saí na rua em que moro e falei com 8 casas vizinhas, e todos sem exeção foram a favor de pelo menos manter-se um horário para os carros de som dos políticos saiam na rua com suas falanças e seus patrocínios, esse Miguel é demais chiquinho, por favor coloque isso como um post e não como um comentario, pois só assim esses politícos irão perceber que seus seguidores apenas atrapalham ao inves de ajudar, propaganda tem sua hora, almoço tb tem sua hora, ser humano tem o direito de descançar, claro sem dizer que minha vizinha está de "menino novo".
    NÃO SOU AFAVOR OU CONTRA NINGUÊM APENAS QUERIA DESCANÇAR.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo anônimo,

    O seu comentário é muito válido e é um assunto que precisa ser debatido. Mas o fato de você não ter assinado nos impede de publicar. Todavia, vamos pensar em uma forma de elaborar uma postagem a cerca do que foi mostrado pelo senhor(a).

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. ESTOU ESTARRECIDA COM A FALA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO A SRA VERIDIANA. COMO PODE SER SECRETÁRIA E NÃO SABER AS REAIS CONDIÇÕES DAS ESCOLAS,ASSUMIR UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO É ESTAR PRESENTE NO DIA A DIA JUNTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR PROFESSORES PAIS E ALAR UNOS SOLUCIONANDO OS PROBLEMAS JUNTOS ALI NO DIA A DIA ´SO ASSIM PODEMOS TER MELHORA NA NOSSA EDUCAÇÃO. MAS DE ACORDO COM SUA FALA É COMO SE ELA NÃO SABE DE NADA O QUE ACONTECE NAS ESCOLAS É PRECISO QUE SE DENUNCIE. SECRETÁRIA VERIDIANA VAMOS TRABALHAR SAIR DO BUREAL E COLOCAR EM PRÁTICA;

    ResponderExcluir
  6. é lamentável, essa é a palavra, LAMENTÁVEL, a situação em que se encontram as escolas públicas do nosso município, será que é só na escola de Lagoa do Canto, aposto que tem outras escolas em situação igual ou pior. Isso mostra a falta de compromisso por parte da administração com a educação do nosso município, e ainda eles falam que São Pedro se desenvolveu muito nos últimos anos. É lamentável, São Pedro ter uma secretária que ao menos não conhece os problemas das escolas municipais, parece que ela vive igual como se fosse um pavão, só de boniteza.

    ResponderExcluir
  7. há se eu fosse a Secretária municipal de educação deste Município eu ia dizer a esse vereador, quem é que vive como um pavão, mais ela é muito educada para responder a certas pessoas desinformadas que vive falando coisas que não sabem, se a secretária fosse mais velha como eu, que assisti de perto a última administração que esse Vereador fez parte dela, ai sim ela sabia responder o que é lamentável. ele devia se preocupar com essas lei que diz que a pessoa so é leita pela quantidade de votos que tiver, porque se não for puxado por outros ele não será eleito nunca, pois so tem uns 100 votos.

    ResponderExcluir
  8. Essas professoras são mentirosas,faço parte da Escola de Lagoa do Canto, e tenho como prova que os armarios foram entregues esse ano, mas elas mesmo quebrarão as fechaduras, deixando a tona a sua incompetência.

    ResponderExcluir
  9. É lamentavel ver um Vereador de São Pedro colocar desaforo em público, até comparando uma pessoa com um animal, veja leitor desse blog o tipo de vereador que colocaram para defender os nossos direitos, alias nem votos ele teve pra ser eleito, foi puxado por outro.

    ResponderExcluir
  10. Essa professora de Lagoa do Canto só faz criticar das coisas negativas, mas lembro muito bem que a algum tempo ela tava dentro da panelinha lá no correio, onde tava assumindo um cargo fantasma de entregar cartas, sabendo que era lugar de outra pessoa. PENSE NISSO!!!

    ResponderExcluir
  11. Será que a incompetência é da Secretaria Municipal de Educação?visto que a secretaria capacitou este ano todos os professores das escolas do campo equipou com materiais de apoio pedagogico, acervo de livros infantis, jogos entre outros e as carteiras são concertadas todos os anos, cabe aos professores e funcionarios juntamente com os alunos presevar tudo o que é da escola. Ao invés de ficar detonando a equipe competente da secretaria de educação. Vou dar um conselho para essas professoras deveriam arcar com suas devidas responsabilidades que é alfabetizar os alunos isso sim é o que está faltando.

    ResponderExcluir
  12. É verdade Ilden. Bem colocadas suas palavras. E as outras escolas estão em situação pior do que essa. Se quiserem conferir, basta visitá-las. E tenha certeza de que a secretária e sua equipe tem conhecimento desses problemas. A palavra que resume tudo isso mesmo é: descaso! Sempre houve descaso com as escolas rurais. Sempre fomos discriminados. Nem ao menos temos um coordenador disponível. Onde está o compromisso? Sem contar que tiveram a “cara de pau” de falar diante dos alunos que não sabiam de nada. Estamos cansadas de pedir soluções para esses problemas, pois desde o mês de agosto, quando uma aluna caiu da cadeira, pedimos outras cadeiras em melhor estado, e só agora chegaram. Não estamos pedindo esmolas; apenas reivindicando condições dignas de estudo e trabalho para todos os alunos e professores!
    Esclarecimento dos fatos:
    1º Todos os professores são capacitados sim, mas isso não quer dizer que não precisem de apoio pedagógico, o que nunca existiu; ou melhor: existiu sim, quando Liegy foi secretária de educação e podíamos conversar com ela , pedir orientações em todas as situações, sem correr o risco de ser engolidos!
    2º Quanto aos materiais:”...as carteiras são consertadas todos os anos...” Perfeitamente! Carteiras remendadas que com o simples manuseio diário, caiam um a um os parafusos, e daí quebravam facilmente. Mas quero lembrar, que sempre fizemos um trabalho diário de orientação com os alunos em relação à preservação dos materiais da escola. E o bebedouro dessa escola que chegou ainda no mandato de Chagas Ribeiro e não tivemos o gosto de recebê-lo, porque simplesmente não tínhamos uma caixa d`água... e ele prometeu providenciar tudo...e até hoje! Só faltam alguns meses do fim de mais um mandato de oito anos consecutivos, e a secretaria de educação nunca moveu uma palha para que isso fosse resolvido. E nosso bebedouro está lá na escola Calixto João, no bairro Boa Sorte...Os armários, havíamos recebido um, sendo insuficiente, e só agora,chegou outro, mas na realidade precisa-se de um em cada sala. Quanto aos livros e jogos...imaginam uma escola sem nada disso?
    3º A turma do 3º ano está alfabetizada, graças a professora Francisca Guilherme com sua competência e compromisso; as turmas do 4º e 5º ano, também estão alfabetizadas e muito bem por sinal, pois prova disso, é o desempenho positivo equivalente a 80% de aproveitamento alcançados pela turma do 5º ano, na avaliação feita por esta secretaria e aplicada pela diretora Maria Marques. Só lembrando, que a alfabetização deve ocorrer obrigatoriamente do 1º ao 3º ano; no 4º e 5º anos, deve-se sistematizar, consolidar os conteúdos. Concordam? Tenho certeza que estamos cumprindo nossas funções. E é isso que está incomodando! Estamos instruindo muito bem nossos alunos!
    4 º Nunca participei e nem participo de nenhuma “panelinha”, menos ainda dos Correios, pois não preciso disso. Nos Correios sempre teve dois funcionários CONCURSADOS, e não lembro de haver mais algum. Desde cedo aprendi com a educação recebida da minha família, o significado da palavra “moral”, e venci por méritos próprios, não nas costas dos outros feito PARASITA! Você anônimo, deve está com uma miopia braba! Corra depressa ao prefeito para pedir um exame e um óculos, senão cegará de vez! Consegue provar o que disse? Então mexa-se! E comece mostrando a cara, pois quem não deve, não teme! Não é verdade?

    ResponderExcluir
  13. Quando coloquei que existe escolas em situação piores, me referi às escolas de Lagoa do Sobrado, Machado,Boa Água e Pedra Branca, com excessão das escolas de Lagoa de Fora, que agora possui caixa escolar, e a de Telha. E só para lembrar que a escola de Telha sempre teve atenção especial, pois há tempos já receberam mobiliário novo, um bebedouro e tudo mais que a professora pede...alegam sempre que os recursos são poucos. E de onde vieram esses recursos para a compra desse bebedouro e sua instalação e do mobiliário, se a escola não tem caixa escolar? As outras escolas não deveriam receber atenção igual, dividindo-se o pouco que tivesse entre todas?

    ResponderExcluir
  14. é professora, essa materia prova a educação que a senhora tem. não sou professora como a senhora nem tenho a educação que você tem, mais vou lhe ensinar uma coisa quando a gente reinvindica alguma coisa e não é atendido agente faz um documento e quando entrega manda a pessoa que está recebendo assinar só assim agente pode provar que aquela reinvindicação foi feita viu senhora professora educada. não sabia que educação tinha vários sentidos, porque a senhora uma professora, senhora casada e bem casada, viver trocando insultos através de blogs, continuo dizendo viva a educação da Sec. mun. de educação, essa sim sabe o que é educação, parabéns secretária. pincuinhas não ficou para todos, e demacracia tem outro sentido.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.