terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

1º DIA DA SEMANA PEDAGÓGICA: RESULTADOS

O primeiro dia da Semana Pedagógica em São Pedro, mais uma vez, deixou a desejar. Marcada para ter início às 8 da manhã só começou depois das 9, como já é costume, embora não seja privilégio só nosso. Apresentamos a seguir um breve resumo deste dia.

A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO Veridiana de Morais abriu a programação e falou que a secretaria está introduzindo a educação municipal em alguns projetos como Mais Educação, Projeto da Horta e o Projeto Trilhas. Ainda falou na diminuição do número de estudantes nas comunidades rurais, especialmente, e das eleições na EMIMA, afirmando que está preocupada com a ausência de candidatos. Concluiu convocando os professores a discutirem situações como o simulado, propostas, infra-estrutura e programas da educação.

A PARTICIPAÇÃO dos professores foi muito boa, mas um bom número de educadores do nosso município não compareceram. Ao mesmo tempo que imaginamos que poderiam serem punidos por isso, percebemos que é possível entender seus motivos para não estarem presentes.

NO PERÍODO DA MANHÃ a equipe de professores foi introduzida em uma discussão sobre o PPP pela professora Adália Liegy que teve que se ausentar e não ficou para ver as apresentações das discussões.

A PALESTRA SOBRE INCLUSÃO realizada à tarde pela professora Síria, de São paulo do Potengi, não acrescentou muito. A repetição de conceitos que já conhecemos, exposição de opiniões contra e a favor pelos professores e ao final nada definido.

FALTAS DOS ALUNOS nas salas de aula e justificativas foram o tema da conversa que Roberto Pedro empreendeu com os educadores, demonstrando a importância de se conhecer os códigos e justificar a ausência dos alunos para o acompanhamento do pagamento Bolsa Escola.

CONTINUA nesta terça e quarta as reuniões. Agora por unidades. Estarão se reunindo ao longo dos dois dias as escolas rurais, a EMIMA, a Creche Menino Jesus e a E. M. Luiz Varela de Lagoa de Fora.

A EEPPA marcou para os dias 1 e 2 de março os encontros dos seus professores, visto que ao final de fevereiro haverá um encontro de diretores e coordenadores na DIRED.

NESTA TERÇA, às 19 horas, na quadra poliesportiva José Oswaldo da Rocha acontecerá o lançamento do livro Conselho pra juventude do autor José Acaci. Ao convidar os professores a Secretária de Educação afirmou que serão entregues livros autografados pelo autor e que a prefeitura deverá comprar 100 exemplares.

05 DE MARÇO é a data definida para início das aulas que terminarão em 21 de dezembro.

A EEPPA, em conversa entre professores e direção, decidiu pela colocação de uma turma de 3ª Série do Ensino Médio à tarde. A motivação é privilegiar os alunos que realizam cursinho em Natal no período da noite, onde tem transporte grátis, cedido pela prefeitura. Uma decisão acertada.

AVALIAÇÃO
Um dia sem muito de produtivo na prática. A repetição de uma semana pedagógica ultrapassada. E o pior: não se tem uma receita para melhorar o aproveitamento deste dia. Falta criatividade. Porém, eu diria que se levássemos mais tempo decidindo o que seria feito durante o ano letivo, ao invés de passar um dia discutindo o que já foi discutido nos últimos 5 ou 10 anos sem chegar a uma solução, o resultado poderia ser bem melhor.

4 comentários:

  1. Caros colegas, essa situação não poderia ser diferente,pois os que estão afrente da educação são os mesmos, porém nossa educação não tem como mudar se as mentes não querem mudar,no entanto,a falta de compromisso fica muito clara para os professores que vão esperando uma mudança que possa contribuir na sua prática pedagógica e não conseguem compreender tanto discurso sem fundamento. Vamos mudar essa educação!!!Vânia Maria.

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  2. É a mais pura verdade Vânia. Falou e disse!

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  3. Pois é prezada Vânia, infelizmente se torna difícil em nossa cidade isso acontecer. Vou dar-lhe três exemplos: 1)Numa discussão sobre que cidadão nós (professores) queremos formar? A resposta é que devemos formar cidadãos críticos, reflexivos e atuante na sociedade. Uma professora sem saber o que significa o termo "crítica" neste contexto, se exaltou que crítica faz mal."tem gente que critica por criticar. Critica por conta da política". Professora, CRÍTICA aqui diz respeito a capacidade do cidadão fazer uma apreciação da realidade para poder formar a sua opinião. 2)Uma das professoras responsáveis pelo tema INCLUSÃO, orientada pela sua superiora, orientou uma colega que atua em sala de aula, a desistir de uma aluna que supostamente sofre com dificuldades de aprendizagem. Isto é INCLUSÃO? 3)Outra professora, [...], disse que antigamente os alunos iam para a escola em pau-de-arara e que não via nenhum problema que os alunos continuassem a utilizar este meio para ir para a escola. Para esta professora, transporte digno para nossas crianças é frescura. Este são apenas alguns absurdos que acontecem na nossa educação. Existem outros piores que não vou nem dizer agora.
    Por Professor Consciente Porém Medroso

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  4. TALVES SÓ UM ESTUDANTE QUE VIVENCIO NA PELE, A FALTA DE COMPROMISSO DE ALGUNS PROFISSIONAIS COM A NOSSA EDUCAÇÃO POSSA EXPLICAR O QUE É UM ENSINO DE MÁ QUALIDADE,"ENSINO DE MÁ QUALIDADE É UM VERDADEIRO EXTERMINADOR DO FUTURO",POR FAVOR SENHORES PROFESSORES,ALUNOS E PAIS, PESSEM NISSO.

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