domingo, 17 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS NO CONTROLE DA ENXAQUECA


A cefaleia, conhecida popularmente como “dor de cabeça” é uma sensação dolorosa que atinge boa parte da população na maioria mulheres, existe vários tipos de cefaleias, entre elas a mais comum é a enxaqueca.
A enxaqueca é uma cefaleia grave, localizada em um lado da cabeça, sendo intermitente, pulsante e podendo durar de horas a dias, é provocada pela dilatação de vasos sanguíneos presentes no cérebro. É uma doença causada por diversos fatores genéticos, ambientais, dietéticos e hormonais.
Alguns alimentos podem contribuir para essa vasodilatação cerebral, caso você tenha enxaqueca preste bem atenção no que você anda comendo e tente reduzir o consumo de alguns alimentos presentes no seu dia-dia.
Evitar:
-vinho tinto, queijos gordurosos e envelhecidos, pois contem tiramina “substancia” capaz de dilatar os vasos sanguíneos e consequentemente estimular a permanência da enxaqueca;
-chocolates e produtos que o contem;
-salsicha, salame e carnes enlatadas e defumadas;
-café (no Maximo 02 xícaras por dia), chás (preto, mate) e refrigerantes do tipo cola;
-fígado de boi, ostras, semente de gergelim, castanha de caju e do Pará;
-frutas cítricas (tangerina, limão, laranja e abacaxi) consumo limitado a uma unidade por dia ou substitua por manga, abacate, maça, banana, mamão, maracujá, acerola, pera, entre outras;
- “adoçantes” a base de aspartame em sua composição e glutamato monossodico presentes em molhos (shoyo, Ajinomoto);
-cerveja e bebidas alcoólicas em geral.
Arthur Emanoel da Silva
Nutricionista / CRN-6 9353

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.