terça-feira, 21 de agosto de 2012

OPINIÃO SOBRE A CAMPANHA VERDE

Por Guilherme Garcia

Mal começou e a campanha política já está a todo vapor. Esse final de semana foi recheado de política tanto para os Araras quanto para os Bacurais, que colocaram um grande número de pessoas nas ruas de São Pedro. 

Sexta o dia foi da Coligação Pela Independência e Liberdade do Povo de São Pedro (PRB e PMDB), os Bacurais. Houve uma passeata e carreata que acabou no centro da cidade em frente ao Comitê de campanha. Onde estava armado um palanque e os candidatos puderam discursar. Houve a presença de Garibaldi Filho, Ricardo Motta, Poti Jr e outros nomes da política norteriograndense. 

Poucos foram os vereadores que apresentaram boas propostas. Apesar da bela oratória de alguns, que preferiram não utilizar palavras de baixo calão por se tratar de um comício público. O que eu achei uma tarefa muito difícil, já que é bastante comum para alguns vereadores do município, utilizar palavras que não condizem com a função que exercem. 

A prefeitável Liegy é que foi impecável no seu discurso. Ela que já foi vereadora eleita, Secretária de Educação e, não menos importante, professora da rede pública de ensino, conseguiu transpor as barreiras da comunicação e expôs de forma clara e objetiva as suas propostas de governo. 

Uma delas foi a de levar fábrica. Citou que os municípios vizinhos tem se desenvolvido bastante em relação a São Pedro. O que acontece é a dificuldade encontrada pelos gestores, e não falta de vontade política. Até porque fábrica dá emprego, e emprego dá voto. A promessa de geração de empregos não é novidade, e ainda está na pauta de promessas de Chagas Ribeiro quando este subiu ao palanque. 

Prometeu realizar concursos públicos para suprir as necessidades do município e desenvolver cursos preparatórios para que os cidadãos de São Pedro pudessem ter mais oportunidades de ingressar no funcionalismo público. A ideia é boa e pode dá certo. Mas para se ter concurso publico se faz necessário ter vagas disponíveis. Ou ela cria novos postos de emprego ou demite os cargos comissionados. Para criar postos de emprego ela precisa de renda. E conseguir renda é complicado. E é caro o custo de demissão de cargos comissionados, porque perderia inúmeros votos. 

Prometeu colocar para funcionar o hospital público e recém-construído que se encontra de portas fechadas. Para quem não sabe o município de São Pedro cumpriu com todas as cláusulas do contrato que fez para construir a Unidade de Saúde. Alguém, que as más (ou boas?) línguas dizem que foi Rosalba, que deixou de cumprir e por isso que ainda não foi aberto. É de interesse de todos que o hospital funcione, inclusive do atual gestor. 

A última proposta que acho pertinente trazer pra vocês, foi a que diz respeito à festa de Reis. Ela sugeriu (e não prometeu) que o povo merecia ter uma festa melhor e maior. E de fato merece. Cogitou a possibilidade de realizar o evento na rua. Neste momento o povo foi ao delírio. O que me deixou muito triste. Diante de tantas, o povo aplaudiu mais uma proposta que não vai alterar a sua realidade. Senti na pele o costume do Pão e Circo. 

Liegy mostrou confiança, mostrou força e não demonstrou preocupação. Ela se mostrou uma boa candidata. O que me assusta, me amedronta e me faz pensar o voto é que o grupo que está por trás dela não é de confiança. São pessoas que já tem problemas na justiça. Que tem um histórico que não condiz com o merecimento do povo de São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.