quarta-feira, 22 de agosto de 2012

OPINIÃO SOBRE O INÍCIO DAS CAMPANHAS

Por: Chiquinho Luíz

Como havíamos prometido ao nosso leitor estamos cumprindo a nossa palavra e trazendo aqui nossas opiniões sobre a aberturas oficiais das campanhas das duas coligações concorrentes à Prefeitura e vagas na Câmara Municipal de São Pedro. Guilherme antecipou muito do que havia a ser dito e, repeti-lo, seria cansativo para o nosso leitor, na minha opinião. Dessa forma me prenderei a analise básica de alguns pontos:
AS CANDIDATAS A PREFEITA
Se levarmos em consideração apenas as duas concorrentes e as suas posturas diante da campanha teremos que admitir que a prefeitável Liegy se sobressaiu de forma inquestionável sobre sua opositora. Com domínio sobre a situação, conhecimento das necessidades e propostas que atendem a praticamente todas as principais necessidades do povo são-pedrense, a candidata da Coligação Pela Independência e Liberdade do Povo de São Pedro chegou ao ponto que poderíamos dizer que comparar os discursos consistiria em uma humilhação, uma vez que a candidata da Vitória do Povo ainda engatinha no discurso, se prendendo às promessas de continuidade do governo João de Deus.
AS CARREATAS/PASSEATAS
Não resta nenhuma dúvida que a quantidade de pessoas, carros e motos presentes na carreata/passeata da  Coligação Vitória do Povo superou a movimentação da Coligação Pela Independência e Liberdade do Povo de São Pedro. Porém, é preciso destacar que essa diferença não foi tão grande como tem-se afirmado e que, com certeza, era esperada. Temos que levar em consideração que a movimentação dos "bacurais" contou com a expressividade de um Ministro, o que aumentou a aglomeração de pessoas, inclusive muitas que estavam na movimentação dos "araras". Por outro lado, o grande número de pessoas que tem cargos comissionados, multiplicados pelos seus familiares, equipara a situação.
A PAIXÃO DO POVO
Sim, em pleno século XXI, com todas as formas de esclarecimentos e o acesso ao conhecimento que temos, ainda é possível observar verdadeiros apaixonados apenas pelas cores. Basta que se coloque o verde ou o vermelho e uma massa enlouquecida vai às ruas sem raciocinar ou, ao menos, discutir quem está à frente representando o seu objeto de loucura. A vitória sobre a cor opositora está acima de qualquer interesse pessoal ou coletivo. Infelizmente as pessoas não conseguem ir às ruas e ouvir o que os pretendentes a seus representantes falam e fazem. Essa grande massa continua alienada. Não quero aqui afirmar que alguém devesse deixar de votar nesse ou naquele candidato. Apenas que cobrassem mais daqueles a quem pretendem confiar seus futuros.
PENSANDO BEM
A candidatura de Liegy foi um verdadeiro trunfo da oposição em São Pedro. Ao mesmo tempo a escolha de Robenice pela situação contribuiu para deixar a situação mais equilibrada. Ambas são mães de família e pessoas honradas dentro da cidade, mas a popularidade de uma é inquestionavelmente maior que da outra. O que não garante nada em termos administrativos, uma vez que nenhuma das duas ocupou cargos de tamanha relevância. Por trás de ambas as candidaturas temos grupos e situações que podem ser definidoras: em ambos temos pessoas que passaram pela administração pública e herdaram problemas com a justiça, embora sejam a minoria. O grupo de oposição tem uma administração desastrosa a 16 anos atrás que, embora em momento totalmente diferente do atual, ainda é usado e reflete na decisão de muitos eleitores. Em contrapartida o grupo situacionista conta com uma administração muito boa, em alguns momentos e setores, do atual prefeito João de Deus, cujo grupo tende a permanecer. Enfim, a situação já foi muito mais favorável ao grupo dos "vermelhos", que continua como favorito na disputa, mas o grupo de "verde" vem crescendo e tende a tornar a campanha muito mais rica e o mês que ainda resta será de disputa voto a voto.
A PIOR PARTE
Algumas pessoas, alienadas, ainda insistem em discutir, perder amizades, criticar sem noção, trocar insultos sem sentido, perseguir e acabam por diminuir o encanto do que deveria ser a festa da democracia. São esses bajuladores e ignorantes, existentes em ambos os lados, que se digladiam e fazem a parte suja da campanha. E o pior: eles nunca percebem e sempre consideram que estão certos.
JÁ OS VEREADORES...
Bem... Os vereadores... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.