terça-feira, 11 de setembro de 2012

SAÚDE: MÉDICOS PARAM ATENDIMENTO AMANHÃ


Ontem, 87 pacientes estavam internados no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel aguardando uma cirurgia ortopédicaO caos da saúde pública do Rio Grande do Norte permanece e deve se agravar ainda mais com a paralisação dos serviços da Cooperativa dos Médicos (Coopmed) e da Cooperativa dos Anestesiologistas (Coopanest) a partir de amanhã. A falta de pagamentos, que soma uma dívida de R$6,4 milhões, é o que motiva a paralisação das atividades que atinge os atendimentos ambulatoriais dos pronto-atendimentos clínicos de Natal e suspende as cirurgias de média e alta complexidade já agendadas através do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais conveniados.
Ao todo, serão comprometidos aproximadamente 37.044 atendimentos mensais, entre partos, serviços de pediatria, urgências, serviços ambulatoriais, bem como as cirurgias de média e alta complexidade ortopédicas, pediátricas, oncológicas e cardíacas. Algumas unidades estão impossibilitadas de atender a população, tendo em vista que não funcionam sem a atuação dos médicos da Coopmed. "A situação é caótica e não podemos abrir mão da paralisação. Já são três meses de inadimplência e os médicos precisam receber o pagamento pelos trabalhos realizados", afirmou a gerente administrativa da Coopmed, Cleide Fernandes.
O contrato com a Coopmed é pago através de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Natal, que são responsáveis - respectivamente - por 60% e 40% do valor acordado. Segundo a gerente administrativa da cooperativa médica, a Prefeitura não repassa os recursos há 90 dias (meses de maio, junho e julho) e o Governo do Estado está em atraso há 60 dias (junho e julho). A dívida em conjunto soma R$ 6,4 milhões. Ao todo, mais de 500 cooperados estão sem receber o pagamento pelos serviços.
Confira mais informações em tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.