terça-feira, 16 de outubro de 2012

A COR DOS ALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS


Você sabia que os nutrientes de muitos alimentos estão relacionados com a sua cor? São os pigmentos que determinam a cor dos alimentos, mas nas diferentes cores é que encontramos o fornecimento variado de vitaminas, minerais e antioxidantes necessário para o funcionamento normal do organismo. Por isso procure adotar em seu cardápio diário uma alimentação bastante variada e colorida, de preferência que esteja presente alimento de todos os grupos e nas mais variadas cores.
VERMELHOS: são fontes de carotenoides, que após ser ingerido e metabolizado pelo organismo se “transforma” em vitamina A, bons para memória, fortalece a pele, previne a cegueira noturna. Alguns contem licopeno que ajuda na prevenção do câncer de próstata. Ex: acerola, siriguela, maça, melancia, morango, pimenta, romã, tomate, entre outros.
AMARELOS/ALARANJADOS: ricos em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajuda a manter a saúde do sistema imunológico, contribuindo principalmente no processo de cicatrização. Ex: abacaxi, jerimum, batata, caju, carambola, caqui, cenoura, laranja, mamão, manga, maracuja, tangerina, melão, milho, entre outros.
ROXOS: mantém a saúde dos nevos, rins e aparelho digestivo, retarda o envelhecimento. A maioria deste grupo de alimentos previne doenças cardíacas. Ex: ameixa, azeitona preta, berinjela, beterraba, cebola roxa, jabuticaba, repolho e uva, entre outros.
VERDES: ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajuda na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, alem de fortalecer ossos e dentes. Ex: abacate, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, chuchu, ervilha, jiló, limão, maxixe, pepino, quiabo, pimentão verde, repolho entre outros.
BRANCOS: contem vitaminas do complexo B, que atuam na proteção de células, auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e na circulação. Ex: macaxeira, alho, banana, cebola, graviola, inhame, pera, pinha, entre outros.
Arthur Emanoel da Silva
Nutricionista/CRN-6 9353

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.