sábado, 9 de março de 2013

CONCLAVE SE INICIA NO DIA 12 E BRASILEIRO ESTÁ ENTRE OS FAVORITOS


D. Odilo Scherer: favoritismo apontado por jornais italianos
Brasileiro, Odilo Scherer, pode
ser novo Papa
Vaticano (AE) - O Colégio Cardinalício marcou para terça-feira (12) a abertura do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI. A decisão só foi tomada na oitava reunião da Congregação-Geral do Colégio Cardinalício, após cinco dias de debates a portas fechadas, durante os quais os cardeais se obrigaram, sob juramento, a manter sigilo sobre as questões discutidas. A demora da definição da data do conclave se explica em parte pela necessidade de todos os cardeais eleitores já se encontrarem no Vaticano, o que aconteceu nesta sexta-feira, quando o cardeal vietamita Jean-Baptiste Pham Minh Man, arcebispo de Ho-Chi Min, se juntou à Congregação-Geral. Ele só chegou ontem porque o governo comunista do Vietnã demorou a autorizar sua viagem. O número de eleitores é de 115 cardeais.
No dia em que a data do conclave foi divulgada, a lista de cardeais que mais circulam no meio eclesiástico e na imprensa internacional foi reduzida. Ontem, os principais jornais da Itália e alguns dos vaticanistas mais respeitados indicaram que os favoritos para suceder o papa Bento XVI são dois: o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão, e o brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. Mas o favoritismo tem um preço: em caso de impasse, uma terceira via poderá ser apresentada na janela do Vaticano.

Um comentário:

  1. Conclave que entende-se por com chave, trancado, fechado. Assim estará os 115 cardeais de várias nacionalidades reunidos na capela sistina, com o único objetivo escolher o sucessor de Pedro aquele que conduzirá a barca. A todos nós católicos e cristãos do mundo inteiro ficaremos em oração para que seja feita a vontade do Pai.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.