terça-feira, 16 de abril de 2013

OFICINA CAPACITARÁ TÉCNICOS PARA RECUPERAÇÃO E INSTALAÇÃO DE DESSALINIZADORES


Por Assessoria Semarh
Entre os dias 17 e 19 de abril, O Ministério do meio Ambiente (MMA) promoverá uma oficina de capacitação para os técnicos do Estado envolvidos no Programa Água Doce (PAD). O PAD é responsável pela instalação e recuperação de dessalinizadores em dez Estados Brasileiros, inclusive o RN. O evento será realizado no Hotel Praiamar a partir das 8h e contará com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, do Coordenador Nacional do Água Doce, Renato Saraiva e de Técnicos do MMA.
Participarão deste evento representantes das Prefeituras, Técnicos da SEMARH, técnicos do Núcleo Estadual do Programa e consultores e técnicos da empresa que realizará o diagnóstico para implantação dos sistemas de dessalinização.
Entre os temas previstos para discussão estão Diagnóstico Socioambiental que trata dos componentes de Mobilização Social e Sustentabilidade Ambiental e Diagnóstico Técnico dos sistemas de dessalinização que diz respeito aos Componentes físicos de dessalinização e Obras Civis.

Para esta fase do Programa Água Doce estão sendo investidos recursos no valor de R$ 11 milhões, com contrapartida de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado. A previsão é que sejam beneficiadas 68 comunidades de diversos municípios do Estado. Os equipamentos atenderão à 40 municípios, de acordo com o critério adotado pelo MMA que é o Índice de Condições de Acesso à Água (ICCA). Este índice leva em consideração os seguintes fatores: pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH).
PROGRAMA ÁGUA DOCE
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.
O objetivo do Programa é o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.
O QUE SÃO DESSALINIZADORES
No Nordeste do Brasil, o nível de salinidade na água retirada de poços é alto em razão do tipo de solo. Em comunidades rurais isoladas e com dificuldade de acesso a água, os sistemas simplificados de dessalinizadores tornam a água potável.
O sistema consiste em uma caixa de água para armazenar a água bruta que chega do poço, um equipamento de dessalinização para a retirada do sal e outra caixa de água onde fica a água que abastece a população. Além do benefício do acesso à água, a utilização deste tipo de sistema induz a comunidade a entender que este processo pertence a todos. Uma pessoa da comunidade é encarregada de operar o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.