terça-feira, 21 de maio de 2013

ALIMENTOS DIET E LIGHT: QUAL A DIFERENÇA?


Essa é uma duvida que muitos brasileiros ainda apresenta quando vão ao supermercado e principalmente quando se deparam na sessão de produtos dietéticos. Os termos light e diet são muito empregados e comuns em diversos alimentos para fins específicos e essa duvida que muito nos persegue vou esclarecer agora para todos vocês.
 Alimentos Diet
Para a legislação Diet é o produto do qual foi suprimido algum ingrediente, como o açúcar, e que nesse caso é o que deve ser consumidos pelos diabéticos. Mas cuidado, pois o termo Diet pode ser introduzido em alimentos com restrição de gorduras, proteínas ou sódio, não necessariamente de açúcar, por isso nem todo alimento Diet não contem açúcar (sacarose) e consequentemente ser consumido por diabéticos. Leia o rotulo!
Alimentos Light
Já os produtos light são aqueles que sofreram uma redução calórica (energética) em seu valor calórico total, tudo que tiver o termo light na embalagem tem pelo menos 25% menos caloria que o mesmo produto original. É por isso que encontramos lindas e apetitosas embalagens de bolos de chocolate em que esta inscrito light! É que o bolo original tem 1.000 calorias, e a versão light, 750 calorias.
Por fim, confusão é fácil de acontecer, por isso, leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e Diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades.