quinta-feira, 9 de maio de 2013

APÓS SEMINÁRIO, PALESTRANTES FALAM AO BLOG


Concluído o “1º Seminário de Sensibilização e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas na Família, na Escola, no Ambiente de Trabalho e na Comunidade: Conhecer para ajudar", o blog registrou as palavras dos palestrantes que falaram da importância do trabalho e das primeiras impressões que o nosso município apresentou. Confira:
Dra. SONALI ROSADO
Você falou que não há, inicialmente, recursos financeiros a serem investidos. Mas, o que o RN VIDA pode oferecer, na prática ao município?
O que a gente pode, no RN VIDA, é abrir as portas e o caminho no governo do Estado e Federal. O RN VIDA cresceu tanto que hoje já se tem necessidade de se criar uma secretaria específica. Estivemos reunidos com a Governadora e chegamos à conclusão de que é necessário se criar um fundo para a gente poder chegar com ações mais concretas. A consultoria do Estado vai analisar a viabilidade uma maneira de se criar esse fundo. O fundo que a gente viu que podia pegar recursos era do Procon. A gente vai fazer uma parceria com o Procon e este com os Procons municipais. Então com esse crescimento do RN Vida, a próxima semana a gente vai ter uma semana de planejamento das próximas ações. Conseguimos o primeiro passo que foi a adesão do Estado ao Plano “Crack é possível vencer”, que foi o primeiro passo. Outro passo importante foi a criação do Centro Integrado de Esporte e Cultura que vai inaugurado em 13 de junho. Enfim, o que o RN Vida pode fazer é conseguir recursos a nível federal. A presidenta colocou 4 bilhões de reais para ser investido no Plano Crack é possível vencer” e treze estados já aderiram ao programa e os recursos vem em forma de investimento e não em dinheiro. O Ministro deu a boa noticia de 7,7 milhões para investimento em repressão (câmeras, moveis, carros). O que a gente precisa cobrar do Governo Federal são ações para os municípios abaixo de 200 mil habitantes. Esse é o papel do RN Vida: correr atrás dos recursos.
O seminário contou com a prefeita, duas das principais secretarias do município e a presidência da Câmara. Como você ver esse momento aqui em São Pedro?
Nós ficamos muito felizes. Inclusive, sempre que estou com a governadora eu digo que os seminários da gente tem contado com a participação dos prefeitos. Isso mostra a preocupação contra as drogas pelos gestores municipais. Essa luta só iremos vencer juntos. São Pedro está de parabéns por estar preocupado com esta questão e dá, hoje, um passo muito importante, estão aqui as pessoas que podem mandar e qque podem mudar a realidade. E isso é importante.
Qual seria sua mensagem para a prefeita e essas pessoas que estiveram aqui hoje e podem, realmente, guiar esse processo?
É a união. A parceria. Buscar recursos. É motivar as pessoas a participarem, porque nenhum gestor consegue só. Que eles continuem juntos e lutando e o Governo de Estado coloca a disposição a Estrutura de Governo para ajudar. Ninguém consegue nada sozinho, mas na hora que se juntam as pessoas, se coloca as pessoas de criatividade da cidade para fazer, se torna possível. Que se crie mecanismos com criatividade. O que o brasileiro gosta? É de esporte, é de arte... Então vamos movimentar toda uma cidade e isso vocês sabem como fazer porque conhecem a realidade daqui.
E para a população, qual a sua mensagem?
Olhe, a principal coisa é você se conscientizar que precisa lutar. Se você quer ter sua família saudável. Se você quer ter uma família harmoniosa, não adianta você colocar a responsabilidade só para os professores, para o poder publico. Não. Você tem que participar, cuidando dos seus filhos, dos seus pais. Muitas vezes temos pais com problemas com o álcool, então não abandone essas pessoas, estire a mão, ajude, venha participar dessa luta e de outras como evitar pilotar motos embriagados, sem capacetes. Ninguém é contra você ter uma moto, um carro, mas se você beber seja responsável. Não crie problemas com pessoas que não tem nada a ver e evitem fazer o errado. O certo é bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.