quinta-feira, 4 de julho de 2013

PROERD EM SÃO PEDRO

A Secretária de Educação Jaíra Garcia informou nesta quarta-feira ao nosso blog que foi fechado o acordo entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar, através do Governo do Estado, para que o Proerd venha a realizar um curso com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental no nosso município. A ação faz parte dos encaminhamentos definidos durante a realização do Seminário sobre Drogas.
O QUE É O PROERD?
É o Programa Educacional de Resistência às drogas. Este é um adaptação do programa norte-americano Drug Abuse Resistense Education - D. A. R. E., surgido em 1983, nos Estados Unidos. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e no Rio Grande do Norte em 2002. Hoje conta com currículos: PROERD para Educação Infantil, para o Ensino Fundamental I (que vai ser implantado em São Pedro), e 7º ano do Ensino Fundamental II, Cursos PROERD Comunitário e para o Ensino Médio.
O programa consiste em uma ação conjunta entre Polícia Militar, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-las a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistí-las.
EM SÃO PEDRO
Secretária de educação, Jaíra Garcia, ao lado do
instrutor, PM Rubem
Serão atendidos, inicialmente, 110 alunos do 5º ano da EMIMA e 5º e 6º anos da Escola Luiz Varela. Os encontros semanais de, aproximadamente, 1 hora, serão ministrados pelo PM Rubem e terão duração de 4 meses, julho a novembro, quando será realizada a formatura. As aulas serão expositivas e contextualizadas discutindo temas como drogas, bullying, amizades e influências.
AULA INAUGURAL
Ocorrerá na noite de terça-feira, 09/07, a partir das 18:30 hs. Serão convidados a participarem os coordenadores, todos os professores do município e escola do Estado, diretores, equipe da Secretária de Educação e da Prefeitura Municipal.
CONTRA-PARTIDA
O PROERD é um programa do Governo do Estado, porém, a Prefeitura Municipal é a promotora no município, através da Secretaria de Educação. A contra-partida da prefeitura são ajuda de custos com o instrutor, facilitação da realização do curso e formatura no final. Todos os estudantes que concluírem o curso receberão certificados.

10 comentários:

  1. Pai de aluno de escola pública4 de julho de 2013 às 12:34

    Não basta só oferecer um cursinho de prevenção do uso das drogas...a questão é outra.É necessário investir em atividades de socialização,interação e motivação e uma delas começa pela prática de esportes permanetemente nas escolas, danças, teatro entre outras mais atividades físicas e manifestações culturais... fica a dica...

    ResponderExcluir
  2. Qual a sua contribuição para o extermínio desse mal (droga)?Fica outra dica: Critique menos e ajude! Pai de aluno da EEPPA

    ResponderExcluir
  3. Mãe de aluno de escola pública4 de julho de 2013 às 17:07

    Pai de aluno de escola pública eu concordo com você, você tem boa dica não basta só oferecer um cursinho de prevenção do uso das drogas, e quatro mês não e suficiente, nos pais queremos mas. Quero que estas atividade esteja sempre presente nas aula.

    ResponderExcluir
  4. É verdade só isso é pouco porem acredito que esse deve ser apenas o primeiro passo e já mostra que e gestão está preocupada com o assunto....

    ResponderExcluir
  5. Pai de aluno de escola pública4 de julho de 2013 às 23:07

    Quem sou eu para ter poder de acabar ou exterminar como vc citou anõnimo com essa praga,mal,doença incurável chamada droga??? Não sei se vc frequentou uma boa escola, mais os bons professores sabem formar cidadãos conscientes,libertos,sem rabo presos,que sabem se possicionar criticamente seja aos pontos positivos ou negativos e além do mais sabem surgerir...acorde criança...lembrando que não importa se sou pai de aluno EEPPA ou de qualquer outra escola...A questão em debate é outra...Só quero que seja vistam outras atividades que devem serem implementadas nas escolas,pois verbas tem mais ações desse tipo não!!!!!

    ResponderExcluir
  6. parabens tudo começa aos poucos vamos lembrar q nao e so a escola q vai educar nossos filho nao tudo se começa em casa atençao pais vamos dar o melhor presente para nossos filhos nao e so o saber q devemos dar aos nossos filhos sabe qual e o melhor presente e o exemplo de vida porq posso pagar o melhor colegio do mundo para meu filho e quando ele chegar em casa ele vai v eu espancando a mae dele ,usando drogas, comprando ,nao pagando e etc...pra mim o melhor presente e o exemplo de pessoa nossos filhos tem q aprender com os pais.esse progeto e importante emquanto os traficando estao querendo mentir para as crianças estao sendo alertadas agora vamos trabalhar a outra parte do esporte q e o complemento e vamos torcer q sao pedro volte a c cidade calma em nome de jesus falar e facil dificil e ajudar porq?

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem eu sei que falar e fácil, escola policia e família já estão unida? agora esta faltando conselho tutelar, igrejas, câmara municipal e prefeitura, eu sei que o gestou já esta se movimentado, esse grupo junto já e uma boa solução para este problema que esta contraminado nossa cidade e municipo seja resolvido.

    ResponderExcluir
  8. o escontro deveria ser na quadra de esporte visto que é um lugar mais amplo para receber os pais,professores,alunos e a comunidade. bem melhor do que ficar num pequeno espaço da EMIMA.

    ResponderExcluir
  9. INCLUSIVE A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NESSA AULA INAUGURAL.

    ResponderExcluir
  10. professora não fui informado da reunião9 de julho de 2013 às 22:29

    Muito importante este projeto.Só faltou a secretária de educação enviar convites para todos professore porque só fiquei sabendo da reunião por intermédio de uma colega de trabalho as 18;30.desde já peço que essa equipe não convide apenas alguns professores visto que a falta de comunicação por parte da direção da escola esta deixando a desejar.É muito importante este projeto seria essencial que a comunidade tivesse participado da aula inagural e a Escola Estadual Pedro Alexandrino afinal somos da educação.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.