segunda-feira, 8 de julho de 2013

SESAP INICIA CAMPANHA DE CONTROLE DO TRACOMA


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle do Tracoma, inicia nesta segunda-feira (08) a Campanha Nacional do Tracoma em crianças da rede pública do ensino fundamental.

O Programa Estadual de Controle do Tracoma tem como objetivo monitorar a situação epidemiológica dos municípios e assessorá-los para que atinjam prevalências com valores abaixo de 5% na população de 1 a 9 anos de idade. Aqui no Rio Grande do Norte, 10 municípios estão sendo acompanhados desde 2002, devido a prevalência superior desse percentual. São eles: Canguaretama, Baia Formosa, Lagoa de Pedras, Touros, Maxaranguape, Rio do Fogo, Guamaré, Caiçara do Rio dos Ventos, Bento Fernandes e Natal.

A equipe do programa vêm realizando inquérito domiciliar em áreas com precárias condições de vida, bem como busca ativa de triquíase, forma clínica sequelar da doença na zona rural. As atividades desenvolvidas pelo Programa focalizam a prevenção e o tratamento da doença.

Doença

O tracoma é uma doença ocular crônica recidivante e endêmica no estado. Nas formas mais graves há lesões nas córneas que podem converter-se na perda da visão. A afecção inflamatória é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e a transmissão ocorre de forma direta, pessoa para pessoa e indireta através de objetos contaminados ou vetores mecânicos. As crianças até 10 anos de idade são as mais susceptíveis à infecção, muitas das quais se encontram em instituições educacionais. A prevenção da doença se faz com hábitos de higiene, tais como: lavar sistematicamente as mãos e o rosto, várias vezes ao dia, não usar toalhas ou lenços de pessoas com a doença e evitar dormir em aglomerados.

O tracoma foi incluído no grupo das doenças que serão trabalhadas na “Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases”, ampliando assim as práticas integradas de saúde, em locais onde o agravo se constitui problemas de saúde pública, buscando atender desta forma as metas finais de eliminação do tracoma.

Programação

Julho
08 a 12/07 Canguaretama
15 a 19/07 Baia Formosa
26/07- Lagoa de Pedra

Agosto
12 a 16/08- Touros
19 a 23/08- Maxaranguape
26 a 30/08- Rio do Fogo

Setembro
02 a 06/09- Guamaré
09 a 13/09- Caiçara do Rio dos ventos
16 a 20/09- Bento Fernandes

23 a 27/09- Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.