quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SÃO PEDRO: 86 ANOS DE HISTÓRIA

No início do século XX já existia à margem esquerda do rio Potengi o povoado de Pedra Branca. Ali havia um comércio regular, constituído de casas comerciais, com sua feira semanal. Havia ainda: capela, cemitério e escola.
Com o desentendimento entre o Sr. Antônio Guedes de Mesquita, que morava em Pedra Branca, e o Sr. Francisco Cúrsio Marinho, de Macaíba, mas com influência social destacada na região, houve a idéia da fundação de uma povoação do outro lado do rio.
A partir de 1927 começaram as construções de casa comerciais, capela, escola e demais instituições que viriam a transformarem-se na cidade de São Pedro. No dia 12 de setembro daquele ano foi realizada a fundação da cidade com uma missa e uma feira realizadas sob uma latada onde hoje é a Igreja Católica. À noite, segundo fontes populares, o Sr. Francisco Cabral trouxe um sanfoneiro e realizou um grande forró que concluiu a inauguração da nossa querida São Pedro.
Entre as pessoas que cooperaram com o processo de criação do município, quatro são considerados seus fundadores: Francisco Cúrcio Marinho – idealizador do ato deu o primeiro grande passo; Francisco Cabral da Silva – incentivador e construtor. Deram apoio moral e financeiro: Manoel Félix de Lima – doador do terreno e Júlio Ferreira de Souza (comerciante).

Um comentário:

  1. tudo isso que foi postado ai a respeito da cidade de são pedro é pura verdade eu conheço esta historia muito bem, vi muito seu Francisco Cabral contando esta historia, parabens são pedro por mais um ano, minha cidade maravilhosa!!!
    ana lucia

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.