quinta-feira, 3 de abril de 2014

"MAIS EDUCAÇÃO" É A FEBRE DO MOMENTO

Em São Pedro o Programa Mais Educação está sendo a "febre do momento" como se costuma falar no linguajar comum. As redes sociais estão lotadas de imagens das atividades do Programa que está presente em quase todas as escolas do município e na Estadual. Com a visível pretensão de anteceder a Escola de tempo integral, o Mais Educação pode ser um instrumento de melhoria da educação, oferecendo suporte nas atividades complementares que a atividade pedagógica diária não contempla nas salas de aula.
Por enquanto o Programa ainda pode ser classificado como um cabide de empregos onde cada um que manda coloca "os seus" e está passando pela empolgação inicial, inclusive chegando a influir negativamente nas atividades normais de aula, por oferecer aos estudantes um fazer mais descompromissado, levando a aumentar o desinteresse dos estudantes, em alguns casos. No entanto, espera-se que no decorrer do tempo as adequações necessárias venham a tornar o Programa em uma ferramenta valiosa para a nossa educação.
É preciso, acima, de tudo capacitar os tutores para o lidar pedagógico com as crianças e adolescentes, além de haver uma compreensão maior do verdadeiro interesse do Programa. Para alguns pais é importante tomarem conhecimento de que está não pode ser encarada como uma oportunidade de se ver "livre" dos filhos, e sim como mais um instrumento de capacitação para os mesmos.
Vamos aguardar o amadurecimento do Programa e, principalmente, o entendimento dos próprios monitores que precisam compreender que não é uma disputa entre quem faz melhor (município ou estado) e sim a possibilidade de todos fazerem algo pela nossa educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.