quinta-feira, 5 de junho de 2014

05 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

ESCOLA DESENVOLVE PROJETO "MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO"
Frente a esta data, há inúmeros questionamentos sobre os cuidados com o nosso meio ambiente. Afinal os inúmeros problemas ambientais que enfrentamos atualmente comprometem nossa qualidade de vida. Entre eles destacam-se o aquecimento global, desmatamento, contaminação do solo e mananciais, seca, enchentes que acabam por colaborar com aspectos que degradam do nosso planeta.
Diante de tais situações a instituição escolar incorpora estas preocupações com o meio ambiente em sua prática; pois trabalhamos a esperança de dias melhores, melhor qualidade de vida, assim teremos a possibilidade de oferecer um conhecimento mais significativo e a consequente possibilidade de amenizar esses problemas.
É necessário que nós educadores busquemos estratégias práticas para sensibilizar a comunidade escolar (família, funcionários e alunos) promovendo a realização de atividades para ajudar a melhorar a relação com a natureza, interligando a escola com os problemas da vida do aluno, contribuindo assim de forma significativa para a cidadania.
Sabemos que com estas pequenas ações, não, resolveremos os graves problemas ambientais no planeta, mas iremos buscar conviver de forma menos predatória principalmente com a flora local. Tralhando os conteúdos ambientais junto à comunidade escolar estaremos cumprindo nosso papel de educar para a vida em sociedade.
Desta forma a equipe escolar Escola Municipal Luiz Varela, está instigando os seus educandos a refletirem sobre o seu papel enquanto integrante do meio ambiente e as suas atitudes perante o dia a dia. Em maio iniciamos o Projeto: Meio Ambiente, Cidadania e Educação.
Iniciamos o projeto com a equipe do turno vespertino. Foi uma explosão de ideias geradas pelos próprios alunos e professores sobre a sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente que tivemos de analisar as ideias e atividades.

Como no calendário letivo em junho temos as avaliações e término do 2° bimestre, fizemos uma pausa e continuaremos após o recesso; ampliando o trabalho para os turnos matutino e noturno. Desta forma ocorrerão oficinas, palestras, atividades práticas, culminando com a socialização da aprendizagem do estudante, de 18 a 22 de agosto de 2014. Contamos com a participação de todos que se preocupam com o meio ambiente.
Prof. Esp. Maria Tereza O. Neta
Coordenadora da Esc. Municipal Luiz Varela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.