sábado, 4 de outubro de 2014

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE AS ELEIÇÕES

Urna eletrônica é finalizada após o processo eleitoral em Taubaté. (Foto: Carlos Santos/G1)G1-RN: Eleitores de todo o país vão às urnas neste domingo (5) para escolher presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais. No Rio Grande do Norte, 2.327.451 eleitores estão aptos a votar. O G1 fez um levantamento de informações para tirar dúvidas dos eleitores sobre a votação. Confira abaixo.
Horário
A votação começa às 8h e segue até às 17h. Quem já estiver na fila às 17h vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário.
Consulta a locais de votação
O eleitor pode consultar o local de votação no site do Tribunal Regional Eleitoral do RN. Para isso, basta preencher os campos com nome, data de nascimento e nome da mãe.
Que documentos levar para votar?
É necessário levar um documento oficial com foto. De acordo com o TRE/RN, são aceitos como documento oficial para a votação carteira de identidade, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação. Não é obrigatório levar o título de eleitor para votar, mas o cidadão precisa saber o número da seção eleitoral em que vota.
Disque-Eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte disponibiliza o Disque-Eleições para que os eleitores possam tirar dúvidas sobre o pleito: 0800-0841008 ou (84) 3654-5000. De 30 de setembro a 3 de outubro, o atendimento é das 8h às 19h; no dia 4, das 7h30 às 19h30; e no dia 5 (dia das eleições), das 7h às 18h.
Qual é a ordem de votação?

Nestas eleições, o eleitor vai votar na seguinte ordem: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e por último, presidente da República.
Onde justificar?
O eleitor que estiver fora da cidade onde vota pode se justificar, no dia da eleição, em qualquer seção eleitoral do estado. Todas as seções eleitorais estão habilitadas ao recebimento de justificativas.
Voto em trânsito
Em Natal, as urnas destinadas à recepção dos votos dos eleitores em trânsito estarão instaladas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol.
Conduta do eleitor na votação
Na cabina de votação é vedado ao eleitor portar aparelho de telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Estes equipamentos deverão ficar retidos com os mesários enquanto o eleitor estiver votando.
Uso da 'cola'
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) recomenda que os eleitoreslevem uma "cola" com o número dos candidatos para a votação neste domingo (5). De acordo com a diretora geral do TRE/RN, Ana Esmera, só não é permitido o uso de panfletos conhecidos como "santinhos" no dia da votação. O eleitor pode anotar os números dos candidatos em um papel.
Lei Seca
No RN, a Secretaria de Segurança Pública definiu que será proibida a venda de bebidas alcoólicas no próximo domingo (5) das 6h às 18h. A medida vale para locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos afins.
Biometria
Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 49 vão utilizar o sistema biométrico nas eleições deste ano. 1.115.978 eleitores serão identificados pelas digitais no RN. De acordo com o TRE/RN, o sistema de biometria garante mais segurança ao pleito.
Voto obrigatório
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de dezoito anos.
Voto facultativo
O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos; os maiores de 70 anos e os maiores de 16 anos e menores de dezoito anos.
Números das eleições no RN
O RN tem 2.327.451 eleitores, o que representa 1,63% do eleitorado total do país. 28.236 mesários irão trabalhar neste domingo nos 1.546 locais de votação no estado. Ao todo, 7.745 urnas estarão à disposição do pleito no RN. Vão atuar nas eleições 69 juízes eleitorais, 69 promotores eleitorais, 8 membros da Corte/Procuradoria Regional Eleitoral e cerca de 550 servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.