sábado, 27 de junho de 2015

REGRAS DE APOSENTADORIAS SÃO EXPLICADAS NA 87,9 FM SÃO PEDRO

Programa Fatos e Boatos
O Programa Fatos e Boatos da 87,9 Fm São Pedro, apresentado por Flávio Araújo, entrevistou neste sábado o gerente do INSS de São Paulo do Potengi, André, e o Coordenador, Marconi. Os dois esclareceram bastante questões relacionadas às aposentadorias e benefícios que são atendidos pelo Instituto.
Um dos pontos mais importantes foi a questão das novas regras. Pensando em se livrar do fator previdenciário o trabalhador precisa observar que é necessário se enquadrar na nova regra dos 85/95 pontos. O homem que completa 60 anos de idade com 35 de contribuição e a mulher que tiver 55 anos de idade com 30 de contribuição terão direito a aposentadoria com valor integral da média salarial desde julho de 1994.
Marconi e André, entrevistados na 87,9 fm
Foi bem destacado que é necessário observar o tempo de contribuição, 30/35, para obtenção do direito à aposentadoria com a média e não com o salário que está recebendo atualmente, mesmo sem estar incluído no fator previdenciário. Por outro lado esse sistema de pontos é progressivo e em 2022 a regra chegará aos 100 pontos para homem e 90 para a mulher.
Outro ponto importante é que a aposentadoria por idade, concedida especialmente às aposentadorias rurais, continua o homem com 60 e a mulher com 55 anos, desde que comprovado 15 anos de efetivo exercício da atividade rural no mínimo. Para tanto, ficou orientado que os trabalhadores rurais devem antecipar a documentação evitando fazer tudo de última hora e correr o risco não fazer jus ao direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.