sexta-feira, 7 de agosto de 2015

SUA SAÚDE: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: INFORMAÇÕES PARA AS DONAS DE CASA



Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que tiraram um pouco de seu tempo e votaram na enquete proposta por mim através das redes sociais e escolheu entre as opções citadas aquele assunto que mais lhes despertou interesse relacionado a uma boa alimentação, e com 87,5% dos votos, o assunto escolhido pela maioria dos internautas foi “Educação alimentar e nutricional: informações as donas de casa”. Por isso, pensando na qualidade e segurança que devemos ter na hora de prepararmos uma refeição, trago agora para vocês algumas dicas bastante valiosas que devem ser aplicadas durante toda e qualquer manipulação de alimentos. As orientações são as seguintes:
·         Antes de consumir algum vegetal cru e com casca, tipo frutas, verduras ou legumes, lave-os bem em água correte, retirando a poeira ou qualquer outro perigo físico que possa comprometer a saúde de quem vai consumir, logo após coloque-os em uma solução de hipoclorito de sódio (vende-se em drogarias, supermercados ou são entregues gratuitamente em postos de saúde), na quantidade de 10 gotas do produto para cada litro de água, pode ser substituído também por água sanitária pura, ou seja, não perfumada, na quantidade de 01 colher de sopa para cada litro de água, em ambos os casos deixem mergulhados em repouso por 15 minutos e logo após lave-os novamente com água potável, depois disso o vegetal pode ser consumido em sua forma natural. Lembrando-se que o vinagre muito utilizado por algumas pessoas nesse método de higienização e desinfecção não é aconselhável, pois o mesmo combate apenas os parasitos, mas não os microrganismos, entendido?

·         As sementes presentes nos alimentos são fontes de fibras e previnem a constipação intestinal (prisão de ventre), além de saciar a fome. Sementes não causam apendicite, certo? Só uma exceção, a semente do tomate apresenta acido úrico que em excesso causa uma doença chamada gota, que causa fortes dores e “inchaços” nas articulações, por esse motivo evite.
·         Os vegetais devem ser consumidos de preferência com casca, pois são nelas que está concentrada a maioria dos nutrientes, como exemplo disso são as vitaminas e fibras, mas tome cuidado, a casca de macaxeira é proibida para o consumo humano, pois ela apresenta acido nítrico que é potencialmente toxico, em casos mais graves, seu consumo pode levar a morte. 
·         Nas preparações que leva o chocolate como ingrediente, prefira os que vêm em pó ao invés dos achocolatados, esse ultimo apresenta muito açúcar em sua composição.
·         Os vegetais com casca são flatulentos, para pessoas que apresenta problemas de gases causados também pela presença do enxofre, é melhor cozinha-los na água, pois nessa técnica é bem mais tolerada, lembrando que a pessoa que não apresenta esse desconforto pode utiliza-las no vapor, pois assim irá preservar as vitaminas hidrossolúveis presente nelas.
·         Evite utilizar panelas de barro, alumínio, entre outras, elas são um perigo para a saúde. O alumínio da panela passa para o alimento, principalmente quando a panela é ariada, o organismo não o elimina e seu acumulo causa o câncer e o Alzheimer substitua pelas panelas de inox, por mais que elas tenham um custo mais alto, mas esse material é bem mais resistente, tendo sua durabilidade por longo tempo.
·         Por fim, não poderia esquecer-se de falar sobre o método mais correto de descongelar um alimento. Em primeiro lugar retire o alimento do congelador e coloque na parte de baixo (inferior) da geladeira, ou seja, o descongelamento deve ser feito dentro da geladeira e não fora como muitas pessoas fazem. Pessoas que descongelam alimentos deixando por varias horas o alimento exposto em cima de uma pia, fogão ou em qualquer outro lugar, estaria facilitando o crescimento microbiano, ou seja, das bactérias, pois a temperatura ambiente é a ideal para que elas se proliferem. Uma segunda alternativa seria colocar o alimento dentro de um saco (observe se o saco não apresenta furos) e mergulhe o alimento protegido dentro de uma vasilha com água, depois de um tempo, troque essa água, pois estará gelada. Mas cuidado: o alimento tem que estar bem protegido no saco e não entrar em contato direto com a água.  Outra opção seria descongelar o alimento no microondas, é importante colocar na potencia ideal para descongelamento, caso contrário o alimento não será descongelado, e sim “cozinhado” por fora e continuara congelado por dentro. Ok?
Por Arthur Silva
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.