quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

GOVERNO FEDERAL DISTRIBUIRÁ KITS RÁPIDOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZICA

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou na sexta-feira, 15, que o governo federal passará a oferecer nas unidades de saúde, a partir do mês que vem, testes rápidos que poderão diagnosticar, em uma só análise e em poucos minutos, dengue, chikungunya e zika. De acordo com Castro, a ferramenta será importante para confirmar o diagnóstico, uma vez que as três doenças têm sintomas semelhantes.
Atualmente, o diagnóstico da doença é feito por meio do teste PCR, disponível apenas em alguns hospitais particulares e em laboratórios públicos de referência, como o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Em média, o resultado demora de uma a duas semanas para sair. No teste rápido, o diagnóstico é dado em cerca de 20 minutos.
Castro não detalhou quantos kits serão distribuídos pelo País nem quais Estados terão prioridade. O Ministério da Saúde informou que mais detalhes serão anunciados em evento no Instituto Bio-Manguinhos. Paralelamente a isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve concluir nos próximos dez dias a análise de registro de um kit diagnóstico específico para identificar a infecção de zika.