sexta-feira, 21 de abril de 2017

UMA SEMANA DE COMEMORAÇÕES

Esta semana, de 18 a 22 de abril, é sempre marcada por uma série de comemorações. Nas escolas, especialmente, histórias são contadas e alguns professores e estudantes aproveitam para homenagear povos e culturas. Confira:

DIA 18 É DIA DO LIVRO
A comemoração é também uma forma de celebrar e incentivar a leitura entre todos. Crianças e adultos são levados a pensar sobre a importância da leitura de livros e como estes contribuem para registro e construção da história.

DIA 19 É DEDICADO AO ÍNDIO
Outra data importante. Neste dia a maior importância é mostrar a todos que os os povos indígenas foram os primeiros habitantes das terras brasileiras, que não são personagens do passado e que hoje enfrentam dificuldades para se manterem em seus territórios e preservarem suas culturas.

DIA 21 É DIA DEDICADO A "TIRADENTES"
Representante da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier é considerado o mártir do movimento que lutava contra a forma de colonização imposta pelos governantes portugueses. Do grupo de inconfidentes "Tiradentes" foi o único condenado à morte. Hoje é considerado Patrono da Nação.

DIA 22 É O DIA DO "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL
A chegada dos portugueses ao Brasil em 1.500 marca o que ficou registrado nos livros de história como a data do "Descobrimento" do Brasil. Apesar de ser a data oficial da chegada, a história mostrou que não houve descobrimento, uma vez que já haviam povos habitando esse território.